sábado, junho 03, 2006

Como tal à que cria-lo minimamente legível. Tenho encontrado muitos blogs bastante ilegíveis. Template inadequado, uso de imagens de fundo que dificultam a leitura, música de fundo (sem opção de a poder controlar no site) que quase sempre me obriga a desligar as colunas e sobretudo utilização de tipografia mal escolhida, pobre e de dimensões inadequadas. Parece-me oportuno deixar aqui um pouco de luz para que possamos todos melhorar um pouco o nosso blog.

Primeiro que tudo é importante escolher bem o template. Este deve ajudar na leitura dos nossos “posts”, deve também disponibilizar uma largura de coluna adequada de modo que não tenhamos dificuldade em ler o texto, não devendo esta ser muito larga dificultando assim o acesso à linha seguinte. Devemos ter em consideração que o leitor vai ter acesso ao Blog através de um periférico de output (monitor) que irradia luz e nos fere a vista tornando assim a leitura desconfortante. Existem vários sites que disponibilizam templates de graça. Quem quiser e se sentir à vontade, pode também criar o seu.

Escolha da tipografia. O objectivo de trabalharmos com tipografia é o de a tornarmos mais fácil de ler, mais legível. Assim sendo, devemos prestar especial atenção à escolha desta. Esta deve ser aberta e bem proporcionada. O hospedeiro, vulgo blogger oferece-nos 8 tipos de fontes. Dado a escassez de qualidade das mesmas, aconselho a usarem um tipo moderno (sem serifas). A fonte Verdana foi criada/estudada para uso em sistemas informáticos. Pessoalmente uso a Trebuchet que me permite obter um entrelinhamento bastante bom, facilitando assim a leitura. No que ao tamanho da fonte diz respeito, este deve ser o adequado de modo a facilitar a leitura. Experimentem ler o post que acabaram de editar e alterem o tamanho da fonte caso julguem necessário.

Julgo não ser necessário referir o espaçamento entre caracteres e entrelinhamento pois o hospedeiro não nos permite definir estes parâmetros de forma facilitada. Temos de ter alguns conhecimentos de html para editar o código.

Alinhamentos. O hospedeiro permite a formatação do texto de quatro formas: texto justificado; alinhado à esquerda; alinhado à direita e centrado. O texto justificado é alinhado tanto à esquerda como à direita e permite uma leitura facilitada desde que a coluna não seja muito larga e o mesmo não tenha os chamados “rios”, espaços demasiado grandes entre as palavras. O alinhamento à esquerda permite um texto muito legível uma vez que as linhas de tipografia terminam em diferentes pontos. O leitor tem assim facilidade em localizar a linha que se segue. Este é talvez o modo de alinhar o texto mais legível que se conhece. O alinhamento à direita já não é tão legível, uma vez que tende a dificultar a localização da nova linha. Este alinhamento é recomendado para pequenas quantidades de texto. Alinhamentos centrados dão ao texto uma aparência muito formal e ficam bem em quantidades de texto minimalistas.

Para finalizar, quero só deixar aqui uma nota para todos aqueles que nos obrigam a ouvir a sua música enquanto lemos os seus posts. Tentem criar um botão de controlo no vosso blog que permita desligar o som, pois hoje em dia são muitos os que trabalham/usufruem da net enquanto ouvem música no computador e por certo já devem ter reparado como é desagradável ter a música de um qualquer blog sobreposta à nossa.


1 comentários:

Anónimo disse...

por akaso stor tem aki ganda blog.

boa sorte para a sua vida e da sua família.


continue assim k é um tipo fixe.

um abraço

Enviar um comentário