sábado, maio 20, 2006

Muito bom para quem quer aprender ou evoluir.

Apesar de já por diversas vezes ter ido à Estrela, só dia, 2 de Março, é que tive oportunidade de esquiar na concessão da Turistrela. Para o Zé, foi o dia do seu seu baptismo. Foi cair e cair…e levantar! Onde é que eu já vi isto!! Bem mas o rapaz até que se deu bastante bem e ao fim de 2 horitas já dançava nas Vermelhas, as chamadas Azuis emAndorra:)
De facto, os preços para o aluguer de equipamento são caros, em compensação agradou-me a simpatia dos colaboradores da estância. Contudo notei alguma atrapalhação no momento da entrega dos esquis, botas e batons. Relativamente a forfaits, paguei 15 Euros pois fui num dia de Tarifa Promo. Mesmo assim considero o forfait caro; atendendo aos meios mecânicos existentes, este não deveria ultrapassar os 5 Euros.
No que à qualidade da neve diz respeito, devo dizer que esta me surpreendeu. Neve dura e sem o incómodo gelo que já foi responsável por algumas quedas noutras paragens.
Acerca de utentes, neste dia não eram muitos. Era só subir e descer. Filas de um máximo de 10 pessoas. Andei cerca de uma hora praticamente sozinho nas pistas da Estrela e do Estádio.
Items a melhorar. Acessos à estância quando existe muita neve (para esta não fechar portas). Deveriam ser instaladas telecabines desde cotas inferiores. Ampliação da estância, dentro dos possíveis, e, muito importante, dado que ainda não foi aqui referido em nenhum post, a piso da instalação de apoio (Aluguer de material…) devia ser revisto urgentemente, pois escorrega em demasia quando molhado, podendo originar alguma queda com consequências menos boas. Por último, os preços praticados que são algo exagerados.
No ano passado estive em Soldeu – Andorra e alugava material completo e forfaits para três sectores, tudo isto por 25 Euros.
Em conclusão, e dado o meu nível de esqui, nesta estância tenho tudo para evoluir para uma prática da modalidade correcta e
não muito longe de casa.

Atenção: Não esquecer de levar protector solar. Apanhamos cá uma insolação!

Não vos parece bonita a Serra no Outono?

Andorra 2004/05

…e relativamente a Soldeu, (foi neste sector da GrandValira que comecei a aprender a esquiar na temporada de 2004/05) é incomparável à Serra da Estrela. Para mim é um sector dos mais bonitos de Andorra. As pistas em cotas inferiores têm pinheiros de montanha até perder de vista, o cheiro… hum! Esse é incomparável. Em cotas superiores temos sempre neve de boa qualidade e sem gelo, existe menos arvoredo, mas a vista é um delírio. O restaurante de apoio à estância tem um ambiente fantástico (gostei das meninas do pezinho de dança). Enfim, todo o ambiente em redor da estância é muito bom e recomenda-se.

Outro bom sector (de facto é o melhor para se esquiar) é Pas de La Casa. Localidade fica a 500 metros de França e que tem a particularidade de ser o povoamento situado à cota mais alta de Andorra. Quer isto dizer que aqui podemos encontrar as melhores pistas com neve em abundância e da melhor qualidade. As pistas, essas são quase todas vermelhas, mas em cotas inferiores são largas como auto-estradas. Do restaurante de apoio já não gostei tanto como o de Soldeu… não tem o mesmo andamento. Resta dizer que fui para Andorra com a Paula, o Luís e a Lúcia numa de “deixa ver o que isto dá” e posso-vos dizer que sai de lá maravilhado e com o bichinho do esqui. Foi uma semana do melhor que já tive.

Este ano não pude lá voltar, pois o Diogo e o Gonçalo, nasceram este Inverno e necessitam de muita atenção. De qualquer forma a Estrela serviu muito bem para tirar o bolor ao fato. Resta-me aguardar que venha a próxima temporada e ai, por certo , irei novamente efectuar os 1200km que nos separa de Andorra.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que sim, bem visto!
Vamos aproveitar o que temos da melhor forma, uma vez que Serra Nevada ou Andorra, entre outras, estão um pouco longe, mas continuam a valer a pena!!! Aliás valeu muito a pena! Daqui a um mês e meio lá estarei novamente! :))
Sónia Vieira (P.Ribatejo)

Anónimo disse...

o stor e os desportos radicais.

para nao variar claro...

Enviar um comentário