sexta-feira, maio 04, 2007

Podia ter escolhido um outro título para este post, como por exemplo: “Ser português! O que é?” ou mesmo “A miséria de um povo” enfim... Bem, para um povo que descobriu meio mundo, agora até se pode dizer dois terços do globo, pelo que se soube recentemente e ao que parece até fomos nós que descobrimos a Austrália, é com tristeza e mágoa que olho para este país na actualidade. Mas quem somos nós agora? Este é o país onde uma boa cunha vale mais que um diploma. Até o Socras sabe disso, mas ele não precisa de diplomas, ele é político...; é o país onde a maioria dos políticos que nos têm governado são fracos (note-se, fracos de ideias de bom senso) e onde quem não o é depressa é esmagado, subjugado pelos inúmeros lobbys; é o país onde o estado é o maior devedor, assim como o primeiro a dar os maus exemplos; é o país que permite que as empresas suguem dinheiros comunitários e nacionais durante alguns parcos anos, para depois de saciados, como um vampiro faminto de sangue, se deslocarem para leste, ou outro qualquer lugar, onde a mão-de-obra é mais barata e os incentivos estão de novo a “pingar”; é o país onde pouco ou nada ser produz; é o país onde o abandono escolar é dos mais elevados da Europa... Podia continuar por aqui, mas não o vou fazer.

Ainda há vinte anos atrás a Rep. da Irlanda tinha uma economia tão má ou pior do que a nossa, a nossa vizinha Espanha o mesmo... Olhem para eles agora. Pergunto eu: Para onde caminhamos nós? O que temos nós para oferecer? Sol?!, praia?! Centros Comerciais dos maiores da Europa, onde pessoas sem poder de compra dão os seu passeios ao fim-de-semana?! Podemos sempre organizar Expo´s e Europeus de Futebol. Projectar e construir linhas para TGV´s para estrangeiro ver que somos um país evoluído mesmo que não tenhamos ninguém com capacidade económica para pagar o elevado valor do bilhete.

Há pouco um amigo meu esteve em Stuttgart, Alemanha, tendo apurado que o custo de vida lá é igual ao do nosso “belo” país, por outro lado os salários, são aquilo que se sabe... elevados, eu diria justos. Bem, mas neste caso estamos só a falar de um país que é nem mais nem menos que o motor da Europa.

Não tenho qualquer prazer em estar a escrever estas linhas, preferia estar aqui agora a dizer bem do país, mas não posso. Esta é a realidade que sinto existir em Portugal. Perdoem-me se estiver errado.

Aos nossos políticos deixo só um aparte: sejam humanos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Em todo este "Orgulho Português" faltou referir que os nossos professores cada vez conhecem melhor o país, e a comprovar isso estão as suas fotos da zona de intervenção profissional.
Brevemente qualquer professor poderá leccionar geografia sem que para isso tenha que tirar o curso na área especifica, mas mais bonito é a possibilidade de estudo antropologo inerente. Só falta exigirem celibato aos docentes, de forma a estarem livres de laços familiares.

Anónimo disse...

Identifico-me a 100% com a sua opinião.

Com estima,

João

Enviar um comentário