domingo, março 01, 2009

Há já algum tempo que pretendia conhecer a Sierra de Bejar- La Covatilla e a região envolvente. Pareceu-me ser este o timing adequado, tanto por questões profissionais como pelo facto dos meus dois pequenos já serem maiores e eu começar a sentir necessidade de lhes ir moldando um pouco os gostos!

Em relação à serra, propriamente dita, esta não é mais que uma Serra da Estrela um pouco mais alta. Há quem diga que é a irmã da nossa serra, não só por ter as mesmas características físicas, face ao tipo de solo onde o granito impera, como uma fauna e flora semelhantes.

Em resumo, La Covatilla é uma serra fantástica, enquadrada por magníficos vales e uma fauna e flora abundante e luxuriante.

Quanto à estância de esqui propriamente dita, todas as pistas estavam abertas e o atendimento por parte dos colaboradores é exemplar. Parece-me ser uma mini-estância de esqui muito agradável, para quem quer “matar a fome" de neve. É sem dúvida alguma superior à da nossa Serra da Estrela; Covatilla começa onde a Serra da Estrela acaba, nos 2000 metros de altitude e prolonga-se aos 2369m. De salientar a tela transportadora na zona de aprendizagem, muito útil para a pequenada, que ainda tem alguma dificuldade nos Tele-skis (puxa rabos). La Covatilla revela algumas limitações, sobretudo

aos fins-de-semana aquando duma maior afluência de utentes, face aos parcos meios mecânicos de que dispõe, sobretudo no que toca à tele-cadeira, que revela ser insuficiente, o que origina enormes filas com um tempo de espera de cerca de 20 minutos. Sofre dos mesmos males da nossa serra, ou seja: é uma serra pequena e situa-se relativamente perto do oceano atlântico. Contudo, nota-se um grande esforço por parte dos colaboradores daquela estância em fazer algo de positivo. É uma mini-estância muito agradável que me surpreendeu bastante. Outro item que me agradou, foi a ausência de lixo no chão. Fiquei sem saber se são os colaboradores da estância que o recolhem do chão ou se são os utentes que têm mais cuidado... Hum!

Em resumo, muitíssimo bom tendo em consideração a distância a Portugal, as acessibilidades e os serviços prestados. Sem dúvida a repetir, mas não no Carnaval.



2 comentários:

Alex disse...

Olá Nuno.
Lembras-te de mim? Alex do Grau zero ...
As tuas fotos são belíssimas. Queria desafiar-te para uma coisa ... adorava que viesses partilhar as tuas "terras" e "gentes" e tudo o mais que apetecer sem stress de assiduidade. É quando apetece, apenas quando apetece.
Sim, estou a falar do Duas Lentes.
Gostava de te enviar um convite mas para isso preciso do teu e-mail.
Caso estejas interessado, claro.
Um abraço!

Alex disse...

Distraída.
Esqueci-me do e-mail:
palavrasdealex@gmail.com

Enviar um comentário