
Terra de Viriato
Loriga está situada no coração da Serra da Estrela. É a localidade mais próxima do ponto mais alto. Situada na zona sudoeste da Serra da Estrela, a área urbana da vila está localizada a uma altitude que varia entre os setecentos e setenta e cerca de mil metros. A vila tem como acessos viários directos as estradas nacionais 231 e 338.
O mais antigo povoamento surgiu exactamente no mesmo local onde hoje existe o centro histórico da vila; uma colina que se ergue entre duas ribeiras, a Ribeira de Loriga e a Ribeira de S.Bento. A principal linha de água que é a Ribeira de Loriga, tem como principais afluentes a Ribeira de S.Bento, o Ribeiro da Nave e a Ribeira de Alvoco. Os dois primeiros afluentes encontram-se junto da vila, e o último, a Ribeira de Alvoco, entra na Ribeira de Loriga já na parte inferior do vale com o mesmo nome da vila, junto da aldeia de Vide.
Na parte superior do Vale de Loriga está localizada a única estância de esqui existente
http://groups.msn.com/Loriga
Como os meus dois filhotes e a mamã me acompanharam nesta primeira aventura a Loriga, foi aqui que no dia 7 de Setembro, por acaso, descobri dois incisivos frontais inferiores ao Gonçalo.