


Vista da cota dos 1100 metros
Resolvi aproveitar a magnifica tarde de sol de quarta-feira dia 13 de Dezembro, para subir à Torre pela recente estrada de São Bento. (Ligação entre a Portela do Arão e a Lagoa Comprida). Não quero aqui criticar esta ligação por respeito às gentes de Loriga, entre outras, mas devo dizer que defendo ligações em zonas serranas de elevado interesse paisagístico através de túneis e respectivos acessos a cotas superiores efectuadas com o auxílio de tele-cabines. Quanto custa um ou dois túneis? Sabemos que a toneladora é paga ao metro. De qualquer das formas mais uma ponte sobre o Tejo está a nascer em Lisboa, o TGV (que poucos irão usufruir – o pendular está às moscas) está a caminho, assim como um novo aeroporto na Ota. É só fazer as contas… sem esquecer a derrapagem financeira.
Enfim… vamos ao que interessa. De facto, ao subir por aquela estrada num dia limpo deparei-me com uma paisagem fantástica e um silêncio de ouro, só interrompido por um ou dois veículos automóveis que transitavam na mesma estrada. Desta vez tive oportunidade de tirar alguns registos que seguidamente irei afixar, para posterior recordação.

Pouca floresta já resta na nossa Serra. Isto já sem falar em floresta autócne, porque essa… já era. Enfim reflorestação nem vê-la

…que acordei na quarta-feira dia 6 de Dezembro de 2006. Palavras para quê! Nevou durante toda a noite anterior. De tarde subi à Torre, a neblina era tanta que não deu para tirar grandes registos.

Parabéns SLB!
In Sitio Oficial do SL Benfica

Hoje resolvi experimentar sair de Loriga via Lagoa Comprida/ Torre. Esta é uma nova estrada que liga directamente Loriga à Torre. Devo dizer que na dita estrada existem subidas de 14%. Isso mesmo 14%. Tirando este pormenor sem importância (a malta das bikes ia delirar subir, tou a ver o Aparício com a ginga às costas) isto até que tem uma bela vista, pois este é o topo norte da nossa bela Serra da Estrela e daqui podemos observar o horizonte sensivelmente até à cidade da Guarda.
Vinte km após a saída de Loriga encontro a estância de Esqui Vodafone 2000 Metros, que nesta altura do ano se encontra cheia de erva seca e calhaus. É também de referir que hoje estavam uns belos 5,5Cº na zona da Torre e não se via quase nada devido ao mau tempo que se faz sentir por todo o nosso pais. 20km depois estou na Cidade da Covilhã e termina assim a passagem pelo Maciço Central.
No fim fazendo as contas aos kms não compensa ir pela Torre pois até à Covilhã Sul pois faço sensivelmente 50km. Por outro lado, pelas Pedras lavradas/ Unhais da Serra faço menos 6km.
Em resumo, esta é uma estrada que poderá trazer benefícios à população de Loriga, pois vai permitir uma aposta no turismo, o que de outro modo era inviável. Para terem uma ideia, sem este novo acesso a Torre ficava a cerca de 80km da localidade.

Terra de Viriato
Loriga está situada no coração da Serra da Estrela. É a localidade mais próxima do ponto mais alto. Situada na zona sudoeste da Serra da Estrela, a área urbana da vila está localizada a uma altitude que varia entre os setecentos e setenta e cerca de mil metros. A vila tem como acessos viários directos as estradas nacionais 231 e 338.
O mais antigo povoamento surgiu exactamente no mesmo local onde hoje existe o centro histórico da vila; uma colina que se ergue entre duas ribeiras, a Ribeira de Loriga e a Ribeira de S.Bento. A principal linha de água que é a Ribeira de Loriga, tem como principais afluentes a Ribeira de S.Bento, o Ribeiro da Nave e a Ribeira de Alvoco. Os dois primeiros afluentes encontram-se junto da vila, e o último, a Ribeira de Alvoco, entra na Ribeira de Loriga já na parte inferior do vale com o mesmo nome da vila, junto da aldeia de Vide.
Na parte superior do Vale de Loriga está localizada a única estância de esqui existente
http://groups.msn.com/Loriga
Como os meus dois filhotes e a mamã me acompanharam nesta primeira aventura a Loriga, foi aqui que no dia 7 de Setembro, por acaso, descobri dois incisivos frontais inferiores ao Gonçalo.

E já o Diogo e o Gonçalo vão ao infantário. Foi ontem dia 4 de Setembro de 2006 que os meus filhotes deram mais um passo em direcção à sua formação. Hoje o Diogo fartou-se de chorar... enfim, melhores dias para ele virão. O Gonçalo pareceu ter gostado. Era vê-lo a explorar todos aqueles brinquedos novos...

Parabéns ao Diogo e ao Gonçalo
Para quem está a passar pelo mesmo que eu ou está em vias de, devo dizer que esta será por certo a melhor fase da vida. Tem de tudo um pouco: alegrias, tristezas, angústias… Enfim, a vida muda completamente.
O Gonçalo já está maior que o irmão, apesar de ter nascido mais pequeno. É um bebé muito activo, ágil (quase uma fera) mas quando quer sabe ser muito meiguinho.
O Diogo é muito simpático, ri-se para toda a gente (nem toda…) e gosta muito de colinho. É vê-lo constantemente de bracinhos esticados a suplicar colo.
São os dois muito comilões e adoram tomar banho (devem sair por certo ao pai, heheh!!).
Para terminar, ter dois bebés ao mesmo tempo dá muito trabalho mas ao mesmo tempo é muito gratificante e recomenda-se. Claro que nem pensem em dormir uma noite inteira, ir à discoteca, jantar fora, andar de ginga sempre que apetece…

Como tal à que cria-lo minimamente legível. Tenho encontrado muitos blogs bastante ilegíveis. Template inadequado, uso de imagens de fundo que dificultam a leitura, música de fundo (sem opção de a poder controlar no site) que quase sempre me obriga a desligar as colunas e sobretudo utilização de tipografia mal escolhida, pobre e de dimensões inadequadas. Parece-me oportuno deixar aqui um pouco de luz para que possamos todos melhorar um pouco o nosso blog.
Julgo não ser necessário referir o espaçamento entre caracteres e entrelinhamento pois o hospedeiro não nos permite definir estes parâmetros de forma facilitada. Temos de ter alguns conhecimentos de html para editar o código.

Do melhor
Este ano, com alguma desilusão minha não pude comparecer ao passeio BTT de Borda da Ribeira, o qual decorreu no Domingo dia 14, uma semana depois de Portalegre. No passado ano estive lá e digo-vos que adorei (Lindas paisagens, boa gente, o Bifa sempre na palhaçada, o João Leitão a enrolar-se num eucalipto e no fim… a bela paparoca servida à mesa. De salientar o belo pão caseiro, cozido em forno comunitário com o qual nos deliciámos.) Este ano o percurso passava por uma pequena localidade maravilhosa perdida na montanha já perto de Vila do Rei a qual já conheço chamada de Água Formosa. Deixo-vos uma foto do amigo Aires Duarte sobre uma pequena ponte.

Equilibrada
Já percorri cerca de 2600km com esta minha companheira desde o ano 2001 e digo-vos que esta é uma Bike para quem quer curtir sem limites, sem preocupações, sem medo de furar… e já agora sem dores, dado o seu magnifico selim Specialized Body Geometry. É uma máquina que permite pedalar durante horas e horas, não acusando o seu peso. Na Maratona Selenis PTG de 2005 foi onde outras não foram… (claro que para isto também contam e muito as pernas do atleta que a comanda) É com esta minha amiga que circulo pelos trilhos do norte do concelho, com a certeza de que não vou ficar mal. Enfim! É uma máquina equilibrada.
Da esquerda para a direita: Luís Aparicio, Hélder Pombo, Nuno Gaspar(eu), o Luís Leitão tirou a foto.
Seguem-se os detalhes da bomba:
Quadro Alumínio 7005
Suspensão Rock Shox Judy TT 80mm
Grupo mudanças Acera
Direcção Kalloy
Selim Specialized Body Geometry
Cubos de roda Deore
Pneus Hutchinson Bulldog

A primeira sopa do Diogo e do Gonçalo

Já ceava

O dia mais aguardado
percurso sem problemas e sem dores. Fiquei classificado em 1602, com o tempo de 09:18:27, mesmo sendo o último a partir. A isto tudo se deveu o treino por mim planeado desde a Rota dos Bandos de Mação e à minha máquina que como já é hábito se portou à altura… eu diria que brilhou mesmo no meio daquelas outras máquinas com nomes pomposos… era só vê-las a encostar. Para o ano há mais.
Só mais uma nota. Achei o percurso fantástico este ano, muito bem escolhido. O local da meta também me pareceu melhor que em anos anteriores, no jardim do centro da cidade. Local este muito mais fresco e com muito mais sombras. Parabéns à organização.

Muito bom para quem quer aprender ou evoluir.
Apesar de já por diversas vezes ter ido à Estrela, só dia, 2 de Março, é que tive oportunidade de esquiar na concessão da Turistrela. Para o Zé, foi o dia do seu seu baptismo. Foi cair e cair…e levantar! Onde é que eu já vi isto!! Bem mas o rapaz até que se deu bastante bem e ao fim de 2 horitas já dançava nas Vermelhas, as chamadas Azuis emAndorra:)
De facto, os preços para o aluguer de equipamento são caros, em compensação agradou-me a simpatia dos colaboradores da estância. Contudo notei alguma atrapalhação no momento da entrega dos esquis, botas e batons. Relativamente a forfaits, paguei 15 Euros pois fui num dia de Tarifa Promo. Mesmo assim considero o forfait caro; atendendo aos meios mecânicos existentes, este não deveria ultrapassar os 5 Euros.
No que à qualidade da neve diz respeito, devo dizer que esta me surpreendeu. Neve dura e sem o incómodo gelo que já foi responsável por algumas quedas noutras paragens.
Acerca de utentes, neste dia não eram muitos. Era só subir e descer. Filas de um máximo de 10 pessoas. Andei cerca de uma hora praticamente sozinho nas pistas da Estrela e do Estádio.
Items a melhorar. Acessos à estância quando existe muita neve (para esta não fechar portas). Deveriam ser instaladas telecabines desde cotas inferiores. Ampliação da estância, dentro dos possíveis, e, muito importante, dado que ainda não foi aqui referido em nenhum post, a piso da instalação de apoio (Aluguer de material…) devia ser revisto urgentemente, pois escorrega em demasia quando molhado, podendo originar alguma queda com consequências menos boas. Por último, os preços praticados que são algo exagerados.
No ano passado estive em Soldeu – Andorra e alugava material completo e forfaits para três sectores, tudo isto por 25 Euros.
Em conclusão, e dado o meu nível de esqui, nesta estância tenho tudo para evoluir para uma prática da modalidade correcta e não muito longe de casa.
Atenção: Não esquecer de levar protector solar. Apanhamos cá uma insolação!
Não vos parece bonita a Serra no Outono?
Andorra 2004/05
…e relativamente a Soldeu, (foi neste sector da GrandValira que comecei a aprender a esquiar na temporada de 2004/05) é incomparável à Serra da Estrela. Para mim é um sector dos mais bonitos de Andorra. As pistas em cotas inferiores têm pinheiros de montanha até perder de vista, o cheiro… hum! Esse é incomparável. Em cotas superiores temos sempre neve de boa qualidade e sem gelo, existe menos arvoredo, mas a vista é um delírio. O restaurante de apoio à estância tem um ambiente fantástico (gostei das meninas do pezinho de dança). Enfim, todo o ambiente em redor da estância é muito bom e
recomenda-se.
Outro bom sector (de facto é o melhor para se esquiar) é Pas de As pistas, essas são quase todas vermelhas, mas em cotas inferiores são largas como auto-estradas. Do restaurante de apoio já não gostei tanto como o de Soldeu… não tem o mesmo andamento. Resta dizer que fui para Andorra com a Paula, o Luís e a Lúcia numa de “deixa ver o que isto dá” e posso-vos dizer que sai de lá maravilhado e com o bichinho do esqui. Foi uma semana do melhor que já tive.
Este ano não pude lá voltar, pois o Diogo e o Gonçalo, nasceram este Inverno e necessitam de muita atenção. De qualquer forma a Estrela serviu muito bem para tirar o bolor ao fato. Resta-me aguardar que venha a próxima temporada e ai, por certo , irei novamente efectuar os 1200km que nos separa de Andorra.

A minha máquina
O motor da bomba é o mesmo usado na versão de 1998 da CBR 900RR, embora neste modelo tenha sido totalmente adaptado ao conceito super-naked, dando maior prioridade à capacidade de aceleração, às recuperações desde regimes mais baixos e à resposta em médios regimes. É uma máquina capaz de transmitir sensações únicas e onde sentimento de poder e potência são reforçados… Acreditem. Não é máquina para aqueles amantes de Tupperwares que gostam de andar com o taquímetro sempre a beijar a linha vermelha, mas digo-vos que é máquina para quem gosta de sentir potência, binário e vento na cara quando se enrola o punho...