6 comentários domingo, fevereiro 18, 2007


(Foto – O Cântaro Zangado)

Antes de mais, deixem que vos diga que não sou beirão e só há bem pouco tempo é que tive oportunidade de me ir inteirando dos problemas da região e sobretudo da nossa Serra. Assim sendo, parece-me normal que possa trocar alguns nomes, ou usar uma linguagem que não a correcta aquando da citação de vários locais ou mesmo nomes usados na gíria da região.

Sei que muito se tem escrito e se continua a escrever sobre a nossa Serra da Estrela, mas, deixem que vos diga, que se continuarmos a escrever sem nada fazer, corremos o risco de perder de vez este património que é de todos nós.

Desde pequeno que me lembro de ir à Serra. Antigamente era uma aventura a simples deslocação de Abrantes à Serra da Estrela. Eram cerca de 200 km. Todo o percurso era feito em Estrada Nacional esburacada, onde o mote principal era curva para a direita, logo seguido de curva para a esquerda. Assim podíamos aproveitar para observar condignamente a natureza (com alguns enjoos pelo meio). Como a viagem era longa, almoçávamos sempre pelo caminho. Quando chegávamos à torre e o meu pai tinha oportunidade de estacionar devidamente o carro, no meio de uma ou duas centenas de automóveis que se amontoavam na berma da estrada, era o delírio. Para um rapazote que poucas vezes tinha visto neve, (infelizmente não neva em Abrantes) era giro brincar com ela, era algo diferente. Aproveitava para escorregar um pouco com um saco de plástico, como os demais… e fazer um bonequito de neve. Depois da incursão à Torre dávamos quase sempre uma volta por Manteigas e abandonávamos a região rumo a casa. Pouco mais conheci da Serra, nessa altura.

Cerca de vinte anos depois, é com uma enorme tristeza que encontro uma Serra desfalcada do seu património florestal, (toda a zona das Pedras Lavradas por exemplo) devido a incêndios sucessivos; “algarveada” no topo, com lixo e esgotos a correr a céu aberto; mini estâncias de montanha sem condições de laborar; aldeias de montanha; estradas esburacadas e passeios manhosos a parecer Beirute depois da guerra; centros comerciais ampliados na Torre (vulgo barracas, o primeiro já existia) e um edifício degradado do lado poente da torre a uns 100 metros da mesma; a cabine inferior do projecto teleférico Piornos-Torre, que parece não querer abandonar o local… enfim, uma falta total de valores e um desrespeito enormíssimo pelo meio ambiente.

A minha maneira de ver a Estrela compreende, em primeiro lugar, a extinção\ demissão do agente responsável pela tutela do Parque Natural, por inoperância e falta de valores morais e éticos. Compreende também a demolição de todos os edifícios da Torre com a excepção como é óbvio da Capela e das duas torres da Força Aérea, sendo as últimas recuperadas mantendo a traça original. A Estrada Nacional que liga o Centro de Limpeza de Neve à Torre teria os dias contados. A partir daí, só de telecabines (ficando o local das mesmas ao cuidado de técnicos especializados). Todo o entulho proveniente da remoção do alcatrão seria removido. Do lado da Lagoa Comprida defendo o mesmo, da nova rotunda (ligação Lagoa Comprida Portela do Arão) para cima só de telecabine. Defendo também projectos de telecabines de Alvoco da Serra e Unhais da Serra, para que se possa subir sempre que há muita ou pouca neve. Sou favorável à construção de um túnel, pelo menos que efectue a ligação perdida entre a Covilhã e Seia, ficando o estudo do local a cargo de técnicos responsáveis. Quem o irá pagar… talvez os mesmos que vão pagar uma terceira ponte sobre o Tejo em Lisboa, um Aeroporto da Ota ou mesmo um TGV (note-se que sou contra o Aeroporto e o TGV). Sou da opinião que as pessoas que vivem e trabalham nesta região devem ter condições condignas para desenvolverem o seu trabalho/ actividade. Não podemos nem devemos parar a evolução, pois note-se que esta já é uma região onde as taxas de natalidade são baixas e a continuar assim menores ficarão. Devemos avançar, com respeito mútuo pelo ambiente e pelas gentes, sem nunca perder de vista o que é prioritário.

Defendo uma reflorestação urgente de toda a Serra com espécies autócnes, pois são mais resistentes ao fogo, dando especial atenção ao carvalho (eucaliptos nem vê-los, quanto aos que existem deveriam ser arrancados pelas raízes). Iniciativas como “Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela” precisam-se. Relativamente à Estância da Turistrela e uma vez que o estado os beneficiou com uma licença de exploração por uma quantidade infindável de anos, defendo que a mesma se mantenha como está, mas com bastantes modificações na traça do seu edifício de apoio e aluguer de equipamentos (o mesmo parece um Bunker e não estamos em tempo de guerra). Note-se que não existe outra Serra para a prática do Esqui ou Snowboard em Portugal).

A minha visão de ver o turismo compreende todos aqueles desportos onde o motor impulsionador é o nosso coração, com especial relevo às caminhadas de montanha (uma vez que a neve tende a rarear devido ao aquecimento global), passeios de Btt, observação/ contemplação da natureza, acampamentos em locais propícios… enfim, toda uma série de actividades, onde o respeito pela natureza dá o mote.

Recordo-me de Cangas de Oniz, pequena localidade perto dos Picos de Europa, onde em qualquer esquina existe uma pequena empresa cuja função é prestar serviços, alugar equipamentos e organizar visitas/ passeios por toda a região. Vejam a riqueza que se iria gerar por cá.

Tenho a certeza que muito mais havia a dizer, por agora fico por aqui. Opinem se quiserem.

5 comentários sexta-feira, fevereiro 02, 2007

O termo backup, refere-se à cópia de dados de um dispositivo para outro, com o objectivo de posteriormente recuperar esses mesmos dados, caso haja algum problema. É um procedimento, que aconselho vivamente que o façam com alguma regularidade. Deste modo, protegem a vossa informação, (fotos digitais, mp3, vídeos…) assim como a conta bancária de que dispõem. Actualmente a recuperação da informação guardada num Disco Rígido danificado, com abertura do mesmo em câmara selada pode atingir valores de 2000€. Portanto, se não querem ter problemas… executem uma cópia de segurança com regularidade.