0 comentários quarta-feira, novembro 28, 2007

Não podia deixar de redireccionar esta pérola que encontrei no blog do João Tilly.
“É preciso ligar o som para ouvir este faduncho de Paulo de Carvalho, extraordinariamente interpretado por Carlos do Carmo...”


0 comentários terça-feira, novembro 27, 2007

“Diz que é uma espécie de mar de Abrantes”. Mas é mar ou Oceano?!


Depois de gastos quase 10 milhões de euros na construção do açude insuflável de Abrantes, do qual já falei aqui, (fora o valor investido na requalificação das duas margens ribeirinhas) soube há dias que o INAG pretende construir uma nova barragem no Tejo. Localizada perto do belíssimo Castelo de Almourol, cuja bacia hidrográfica iria submergir toda a área do Aquapolis (Abrantes), grande parte de reserva agrícola da nossa região, assim como algumas habitações.
Podem consultar na íntegra informação relativa ao Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico aqui, CM Abrantes e aqui, INAG.

A construir-se a Barragem em Almourol, que ao que sei já não ficará localizada a jusante de Constância mas sim a montante da vila, entre Constância e Montalvo, a mesma irá submergir completamente o recentemente inaugurado Aquapolis.
“Temos a obrigação política de ver as coisas a longo prazo e não a curto prazo”, justifica o vice-presidente da Câmara de Abrantes, Pina da Costa (PS).
O mesmo executivo afirma que “A construção do açude foi uma decisão oportuna num determinado tempo mas as coisas evoluem” Recordo que só passaram 6 meses sobre esta inauguração. Pelos vistos o Executivo Camarário é favorável à construção da barragem.

Pelo que soube (aqui), um dos pontos abonatórios que levam o mesmo Executivo a “apoiar” o projecto, prende-se com os altos encargos de manutenção do açude, actualmente suportados pela empresa que o construiu, mas que dentro de cinco anos transitarão para a autarquia. Deste modo “afogando” o açude, temos o problema resolvido. Ora ai está! A mim parece-me uma ideia completamente absurda, descabida de qualquer nexo, apenas com fins economicistas. Deste modo, seria justo perguntar: Porque construíram o açude? Porque não escolheram outro projecto que não envolvesse tantos custos de manutenção?...enfim!

A construir-se a barragem, o local da foto ficaria submerso.

3 comentários quinta-feira, novembro 08, 2007

Encontrei esta pérola no YouTube...