2 comentários quarta-feira, outubro 25, 2006

Hoje resolvi experimentar sair de Loriga via Lagoa Comprida/ Torre. Esta é uma nova estrada que liga directamente Loriga à Torre. Devo dizer que na dita estrada existem subidas de 14%. Isso mesmo 14%. Tirando este pormenor sem importância (a malta das bikes ia delirar subir, tou a ver o Aparício com a ginga às costas) isto até que tem uma bela vista, pois este é o topo norte da nossa bela Serra da Estrela e daqui podemos observar o horizonte sensivelmente até à cidade da Guarda.
Vinte km após a saída de Loriga encontro a estância de Esqui Vodafone 2000 Metros, que nesta altura do ano se encontra cheia de erva seca e calhaus. É também de referir que hoje estavam uns belos 5,5Cº na zona da Torre e não se via quase nada devido ao mau tempo que se faz sentir por todo o nosso pais. 20km depois estou na Cidade da Covilhã e termina assim a passagem pelo Maciço Central.
No fim fazendo as contas aos kms não compensa ir pela Torre pois até à Covilhã Sul pois faço sensivelmente 50km. Por outro lado, pelas Pedras lavradas/ Unhais da Serra faço menos 6km.
Em resumo, esta é uma estrada que poderá trazer benefícios à população de Loriga, pois vai permitir uma aposta no turismo, o que de outro modo era inviável. Para terem uma ideia, sem este novo acesso a Torre ficava a cerca de 80km da localidade.